O sistema eSocial deve reduzir os custos e o tempo perdido com processos burocráticos dentro das empresas. A plataforma possibilita a transmissão eletrônica de dados, simplificando a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias. Assim, a plataforma substitui o preenchimento e entrega de formulários e declarações para cada empregado. São cerca de 15 prestações facilitadas por um sistema integrado.
A implantação do eSocial elimina as redundâncias nas informações prestadas por pessoas físicas e jurídicas, aprimorando a qualidade das informações e simplificando o registro de dados. Além disso, o sistema subsidia a geração de guias de recolhimento do FGTS e demais tributos, contribuindo com a diminuição de erros nos cálculos.
Apesar de integrar a transmissão de informações, o eSocial facilita o dia a dia das empresas na medida em que separa as informações de teor trabalhista e previdenciário das informações tributárias. Assim, o sistema beneficia também as empresas, a partir de um aproveitamento da identificação dos eventos e sua integração, assim como da definição de regras mais flexíveis que facilitam a conclusão do envio de informações. O sistema é completo e possui ferramentas amigáveis e intuitivas para simplificar os processos e, ao substituir procedimentos, será possível perceber, na prática, os efeitos da desburocratização.