Por Tiago Godoy Zanicotti*.
O direito necessita se comunicar em linguagem simples e acessível. Facilitar é a palavra de ordem. O mundo jurídico é conhecido pela linguagem técnica e característica. O objetivo é gerar um novo modo de comunicação e linguagem com os operadores do direito e pessoas em geral.
A necessidade de mudança na comunicação jurídica sempre recebeu muita resistência. Por isso a exigência de pensar e fazer diferente.
Desenvolvido a partir de técnicas de Design Thinking, o Legal Design foca nas pessoas. O objetivo é tornar os trabalhos jurídicos mais humanos, compreensíveis e envolventes.
É possível transformar longos pareceres e petições em poucas páginas ou mesmo em uma única folha. Nesse caso as soluções e resultados costumam ser melhores. Já tivemos diversas experiências em que o Legal Design foi determinante para o convencimento do juiz ou para que o cliente pudesse compreender melhor um cenário jurídico.
A técnica impressiona quem recebe de um advogado um trabalho repleto de usabilidade, utilidade e engajamento.
O Legal Design busca soluções estratégicas, inovadoras e mais eficientes, independentemente do trabalho jurídico realizado. O objetivo é melhorar a experiência, a compreensão e o engajamento do interlocutor com o trabalho apresentado e o resultado esperado.
*Dr. Tiago Godoy Zanicotti – graduado em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Possui extensão em Direito Empresarial e Negócios Internacionais pelo The Center for American and International Law de Dallas. Pós-graduado em Teoria Geral do Direito pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst) e em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atua no contencioso cível e em estratégias de prevenção de litígios e adequação à LGPD.
Foto: Emile Seguin/Unsplash.